A RAÇA CANE CORSO

História da Raça:

Proveniente da Itália, Cane Corso significa literalmente "cão guarda da propriedade". "Cane" significa cão em italiano, enquanto que a palavra "Corso" vem do latim "Cohors" que significa protetor.


O Cane Corso (assim como o Mastim Napolitano) é descendente de um cão de guerra romano, o Canis Pugnax. Foi criado para ser cão de guarda de propriedade e gado, mas também era auxiliar nas atividades de caça maior onde necessitava além de força, alguma velocidade. É assim um Molosso diferente dos outros, que ao invés de preferir estar descansado, adora acompanhar constantemente o seu dono e inspeccionar a causa de qualquer ruído atípico.


Os conhecedores da raça o definem como um cão de guarda e proteção inigualável. Isto não significa que o Cane Corso tenha uma natureza agressiva, muito pelo contrário, só reagem quando uma verdadeira ameaça está presente. O Cane Corso se mostra um tanto indiferente quando abordado por pessoas que não conhece; é o seu instinto protetor que o faz ser cauteloso.


Com o dono e a família, o Cane Corso é um animal dócil e afetuoso, que adora crianças. Enquanto algumas raças se demonstram inquietas com puxões de orelhas ou se sentem ameaçadas ao terem uma criança montada no seu dorso, o Cane Corso encara estes gestos como brincadeira e reage da mesma forma. De qualquer maneira, por este ser um cão tão corpulento, seja cauteloso e supervisione estas brincadeiras.

Historia da Raca Cane Corso

Cuidados com a raça:

Os Cane Corso são cães rústicos, fortes (molossos), atléticos, enérgicos e territorialistas, com tendência a serem dominantes, porém facilmente sociabilizados. Cães alegres que adoram "ESTAR" com todos e muito ligado à família. Pelo seu tamanho e, principalmente pela sua alegria, essas características têm que ser "gerenciadadas", para evitar possíveis "desastres" dentro da casa. A sua alegria constante e a sua vontade de estar sempre brincando podem resultar em "alguns vasos quebrados"... No mais é dar o carinho e atenção que merecem, pois a dedicação de um cane corso é absolutamente incondicional. Outro cuidado importante é do manter as vacinas em dia.